NÚCLEO TANGO: ESTUDOS CORPORAIS
O núcleo Tango será constituído por estudos corporais de diversas áreas do conhecimento para facilitar e compor a corporalidade dançante do tango.
São três fluxos de trabalho que invariavelmente estarão em cruzamento: Percepção e consciência corporal; musicalidade através das manifestações populares milongón, milonga campera, milonga ciudana, zamba e chacarera; e repertório dos movimentos do tango (baldosa, enganches e sistemas paralelos e cruzados). As aulas podem ser feitas individualmente ou em par.
​
​
Coordenação do Núcleo:
Adriana Nogueira é educadora, pesquisadora na perspectiva não colonial, artista do tango há 12 anos e artista-colaboradora do Espaço Cultural Adebankê.
Organiza o projeto cultural-social-artístico Tango na Rua (São Paulo, desde 2013), do Encontro Popular Folklórico Abya Yala (2019) e a partir de 2012 foi coordenadora e professora em projetos de formação de Tango em São Paulo em espaços culturais e artísticos como a Funarte, Sesc, Tendal da Lapa, Espaço Cultural Adebanke, Memorial da América Latina, entre outros. Atuou como dançarina nas cias “Alma de Tango”, “Tango & Paixão”, “Cia Episódios de Tango” e “Cia Jaleo” e como intérprete-criadora no Coletivo Semtemporâneo de Dança.
É formada em dança pela Escola Técnica de Artes de São Paulo e graduanda em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Em 2020 coordenou os encontros onlines “Tangô: um corpo histórico” e, em 2021, “Tangô: uma experiência decolonial”, pelo projeto artístico pedagógico Transversalidades Poéticas - São Paulo.

